Primeiro dia de aula é gostoso... cheio de crianças e pais na expectativa por mais um ano... Por mais que as crianças não gostem de estudar, elas querem saber quem são seus colegas de classe, seus professores, as matérias. É uma aura misteriosa no ar.
O que ninguém desconfia é que nós professores (ou uma boa parcela, pelo menos), também morre de expectativas. Ficamos curiosos para saber quais os alunos novos, as novidades dos mais velhos, se aquele aluno que bagunçava melhorou... toda essa curiosidade saudável também é gostosa.
E é muito gratificante quando você passa nos corredores e os alunos, que você não vê há dois meses, correm até você para cumprimentá-lo, muitas vezes fazendo uma verdadeira festa, contando novidades, felizes realmente em lhe ver. É um daqueles momentos maravilhosos em que todas as dificuldades da profissão são deixadas de lado.
Não há muitas diferenças entre ser professor e ser pai. E ano a ano, você vê aquelas crianças, que não passavam de um toquinho quando chegaram, crescerem e se desenvolverem, bem ali, na sua frente. E o melhor de tudo? Você contribuiu para esse crescimento, de um jeito ou de outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário